quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TCC: O dia da banca


Dia 05/12/2012, o dia da minha banca, a última apresentação na faculdade, a que valeria meu diploma ou não!


Passei o dia mentalizando: "já apresentei um trabalho sobre cinema para quarenta alunos vestida de Carmen Miranda, consigo apresentar meu TCC traquilamente." Foi o que eu tentei.

Acordei e fui fazer o slide da minha apresentação. Sim, eu fiz o slide no dia! Enquanto o fazia, a campainha tocou e eu recebi um lindo buquê de rosas laranjas (minha cor favorita) do meu namorado, que não teve como assistir a minha banca, pois havia ido ao casamento da prima em Curitiba. A emoção foi duplamente forte: estava tudo finalizado para a minha apresentação e as rosas era lindas e a vontade de tê-lo ao meu lado era grande (mas ele estava, de alguma forma estava).

Quando chegou a hora, peguei o ônibus com a minha mãe e reli trechos do meu relatório centenas de vezes e estava pronta.

Quando cheguei na faculdade, a apresentação era no estúdio de tv às 19h, eu iria abrir a noite de bancas. A pressão era forte, não de ninguém, mas minha mesmo. Claro que eu queria tirar um dez, TODO MUNDO QUER, mas eu já estava pensando "tirando 6 eu já passei.''

O estúdio começou a encher de rostos conhecidos e a hora se aproximava. Quando comecei a falar, tremia que ne gato no freezer, troquei palavras, cheguei a gaguejar. Foi um desespero, achei que havia sido um fiasco completo. Encrementei minha apresentação mostrando próteses para sutiãs feitos para mulheres que operaram a mama, mostrando peruca para que está no processo de quimioterapia e fiz um alerta para as mulheres fazerem o autoexame. Aproveitando a deixa: FAÇAM O AUTOEXAME, NÃO CUSTA NADA! UMA VEZ POR MÊS E VOCÊ ESTARÁ CONHECENDO MELHOR SEU CORPO E MAIS ATENTA A QUALQUER MUDANÇA NA MAMA!!!!

Duas flores estavam lá, e foi eu olhar para uma delas... que eu comecei a chorar na apresentação. FIQUEI DESESPERADA, pensei que iria perder ponto por ter chorado, aí chorei mais ainda, quando de repente, comecei a ser aplaudida - até agora não sei o motivo, mas acho que era porque pensaram que havia acabado, mas ainda tinha slide para rolar.

Quando terminei, percebi que em nenhum momento usei a colinha e que estava dominando completamente o assunto. 


Na hora das considerações dos professores que compunham a banca, suei frio. Para a banca escolhi um professor fantástico que nasceu para fazer matérias de cunho social, a coordenadora do curso, que era professora de publicidade, para ter um olhar como leitora, e a orientadora de brinde. 

Foram tantos elogios que soltei algumas lágrimas, meu trabalho havia terminado, na verdade, havia apenas começado. Senti de verdade a vocação do jornalismo e muito orgulho da minha formação.

A hora da nota



Bem... pela minha cara na foto, dá para deduzir qual foi a minha nota né? Quando a minha orientadora falou 10, eu caí no choro e nos braços dela, minhas pernas tremiam, demorou para cair a ficha. Foi uma emoção enorme. Tanto esforço, trabalho, sonhos e cima do meu projeto, e eu consegui a nota máxima. Fiquei semanas com um sorriso no rosto por causa desse 10, e sempre me vem um quando lembro disso.


Devo TUDO isso à minha mãe e minha vó. Sem elas eu não teria conseguido forças.


 trio parada dura comemorando meu 10


Agora... vocês que estão começando a pensar em TCC, deixarei um aviso: NÃO É UM MONSTRO DE SETE CABEÇAS! Me falavam que eu iria perder a vida social, adeus namorado, adeus internet, adeus vida... mas não foi nem um pouco parecido. Continuei acessando minhas redes sociais, vendo meus seriados, saindo com os amigos, namorando bastante, minha vida seguiu normal. MAS, qual foi o segredo? ORGANIZAÇÃO! Se você se organizar, você consegue e ainda sobra tempo. Tem que administrar bem o tempo. Se eu for colocar na ponta do lápis, eu demorei aproximadamente duas semanas e meia para fazer o relatório e o livro conforme eu fazia as entrevistas, chegava em casa e já escrevia, somando tudo, de escrita, foi gasto um mês. Mas não de apenas o TCC, um mês o produzindo, mas sem deixar de viver. E olha que foi um trabalho de pesquisa, entrevistas, corri para um lado, para outro, mas no fundo, não foi tranquilo e com folga. Encarei como um trabalho comum no qual eu deveria me empenhar - como SEMPRE - para dar o meu melhor.


(google - images monografia)

Agora é só esperar feliz a colação de grau dia 30 de março *----*''

Desejo boa sorte para todos que estão nesse clima de final de curso!

;***

Um comentário: